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quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DO MD-11

No início do ano de 1980, a McDonnel Douglas Co. entendeu que um sucessor do venerável DC10 era necessário para a compania continuar nos mercado. Mas com uma recisão global, nada pode ser feito.

Quando as coisas melhoraram novamente, na metade da década de 80, a compania tinha um novo "look" para o sucessor do DC10 e lançou o que é conhecido hoje como MD11 em Dezembro de 1986. 446 DC10's foram contruídos entre 1970 e 1988, e por um curto período de tempo, o trabalho estava sendo feito ao mesmo tempo com os últimos DC10 sendo produzidos e os primeiros MD11 saindo de fábrica. Experiencias foram feitas, com um leasing em 1981, usando um DC10 da Continental para a colocação de winglets. Inicialmente winglets de 10ft 6in de altura foram experimentados, e posteriormente os de 7ft de altura. Os winglets menores foram introduzidos no programa do MD11, já que os maiores produziram o mesmo resultado. Continental DC10-10 N68048 com winglets, circa 1981. O MD11 foi o primeiro a carregar o prefixo MD. Enquanto exteriormente parecido com seu predecessor, toda a constituição básica da asa era nova. Pedidos iniciais foram procurados no verão de 1985. A oferta era o modelo base que se tornou 18ft 6in mais longo do que um DC10-30 e agora movido por turbinas GE CF6 ou PWPW4000, transportando 320 passageiros, pesando 500,000 libras e com um alcance máximo de 6,800 milhas náuticas.

Ele também tinha como atrativo, um cockpit com apenas 2 homens e winglets nas pontas das asas. Outros modelos propostos foram as versões Extended Range (ER), MD11F Puro, e Combi. No final de Dezembro de 1986, a McDonnel tinha pedidos e opções para mais 92 aeronaves, então o projeto finalmente foi lançado. O primeiro vôo foi agendado para 1989, mas atrasos de produção, materiais e trabalhadores adiaram esse vôo para aproximadamente 9 meses depois... O protótipo N111MD primeiramente voou em 10 de janeiro de 1990, em um teste bem sucedido de 2.56 horas. Os pedidos chegaram a 300 neste momento. A produção da aeronave foi oferecida em 3 variantes. Passageiro (MD11P), Cargueiro e Combi.

Posteriormente o Cargueiro Conversível (CF) também foi oferecido. Todas as 4 variantes possuem as mesmas dimensões. Elas variam apenas no alcance, peso máximo de decolagem (MTOW), carga paga e etc... As primeiras 5 aeronaves fizeram parte do programa de vôos de teste e depois de muitas horas de exaustivos testes, a aeronave foi certificada em 8 de novembro de 1990. A Finnair recebeu a primeira aeronave no dia 29 de novembro de 1990. Foi nesse período que algumas falhas começaram a aparecer com a operação dos MD11. Ele não estava cumprindo o que prometia com relação a alcance, consumo de combustível e etc. e a American Airlines particularmente não ficou impressionada. Enquanto melhoramentos eram feitos e a aeronave agora realmente cumpria o que prometia, o estrago foi feito. A Airbus lançou o seu A340, e a Boeing o 777. A Singapore cancelou o seu pedido de 20 MD11 e procurou a fabricante européia para comprar os A340... Mais notícias ruins se seguiram com a quebra da Air Europe, e a perda de outro pedido... A British Caledonian foi comprada pela British Airways o que resultou no cancelamento dos pedidos em favor dos 777... Agora com a aeronave cumprindo o que prometia, e SEMPRE excedendo e excedendo os seus objetivos originais, a produção continuou, ao passo que os pedidos iam devagar e a Boeing e a Airbus com seus novos A340 e 777 respectivamente estavam indo muito melhor. Dificuldades financeiras na McDonnel levou a compania a ser comprada pela rival Boeing Co em 1997. O MD80 e o MD90 foram descontinuados enquanto a produção dos MD11 e dos MD95 (a se tornar B717) continuaram. Nenhum pedido foi feito para o MD11 e a Boeing tomou a decisão de finalizar a produção. As novidades foram anunciadas em 1998. O último MD11 foi construído para a Lufthansa Cargo e deixou a fábrica de Long Beach em junho de 2000. Não é nada, não é nada, mas 200 exemplares foram contruídos. Enquanto eles foram uma decepção para alguns passageiros, como cargueiro ele se mostrou excelente. Depois que muitas empreas pararam de operar passageiros com o MD11, as empreas cargueiras tomaram quase que a mão armada essas aeronaves e a transformaram em cargueiras. Pelo menos nós veremos o MD11 em muitos dos grandes aeroportos pelo mundo por muitos e muitos anos ainda. A FedEx está para adquirir as aeronaves da Delta que atualmente estão guardados no deserto, e a UPS está adquirindo quantos ela puder. A Finnair e a KLM anunciaram que vão continuar voando os MD11 por mais tempo do que previam, com serviço de passageiros e essa é uma grande notícia. Lembrando que foram 5 acidentes em todos os 21 anos (1985-2006). 3 com vítimas fatais, sendo 1 catastrófico... sad.gif 31/07/1997 o FedEx N611FE cn 48604 foi destruído após um pouso violento em Newark, procedente de Anchorage. Depois do pouso, a aeronave pegou fogo, e foi destruída... Os 5 tripulantes sobreviveram com leves lesões. 02/09/1998 o Swissair HB-IWF cn 48448 entrou voando no mar... O lugar eu não me lembro, mas era de NY para Genova.

Foi descoberta fumaça na cabine, causada por curto no circuito elétrico, que provocou um super aquecimento nas telas IFE da primeira classe... Daí o fogo se alastrou e a tripulação (ainda inexperiente na época, 1998) não conseguiu apagar o incêncio a tempo... Todos as 231 incluindo os tripulantes faleceram... 15/04/1999 o Korean Air HL7373 cn 48409 foi destruído em Shanghai após a decolagem... Os 3 tripulantes e 4 pessoas no solo morreram... 22/08/1999 o Mandarin (China Airlines) B-150 cn 48468 ficou em pedaços no Chep Lak Kok enquanto pousava com uma tempestade tropical...

Eles tentaram pousar várias vezes... Se não me engano, devido ao impacto com o solo, a asa direita quebrou, provocando um incêndio infernal, e o avião virou de ponta-cabeça. Por um capricho do destino, somente 3 pessoas morreram nesse acidente... O radome deste MD-11 tá num museu no Kansas... 17/10/1999 o FedEx N581FE cn 48419 varou a pista no pouso, na Subic Bay, Filipinas. Ele era procedente de Shanghay... Nenhuma vítima fatal ! (desses 3 últimos eu me lembro... foi quando a Boeing resolveu atualizar o Manual ) Fontes: - http://www.boeing.com/- http://www.md-eleven.net/- Informativos da McDonnel Douglas- Honeywell Avionics ManualO MD11 está servindo atualmente, 300 cidades em 70 países, com mais de 470 vôos diários. A frota mundial já compilou mais de 4.2 milhões de horas voadas e mais de 4.8 bilhões de quilômetros, carregando aproximadamente 120 milhões de passageiros. _________________________